• Sílvia Ferreira

Verruga plantar o que é?

Atualizado: 20 de out. de 2021

As verrugas são as manifestações clínicas mais comuns do vírus HPV, elas não são cancerosas. Essas infecções ocorrem na camada mais superficial da pele ou mucosas, ativando o crescimento anormal das células da epiderme.



Segundo a revista evolução dos pés (34ª edição) Formações de verrugas, são causadas por vírus que parasitam a células e se reproduzem de maneira desordenada.


Existem vários tios de verrugas, entre os quais são verrugas comuns, verrugas filiformes, verrugas planas, verrugas palmares, verrugas em mosaico, verrugas periungueais, verrugas genitais e por fim verrugas plantares mais conhecidas como “olho de peixe,” por seu aspecto muito parecido com o olho de um peixe que pode ser confundido facilmente com calo duro ou vice-versa.


Muitas verrugas regridem espontaneamente, em articular a verruga comum, mais outras persistem por anos e recidivam no mesmo local ou em outros apesar dos tratamentos. Os fatores que influenciam nas recidivas parecem estar relacionadas com o sistema imunológico do paciente.


Sintomas da verruga planar.


As verrugas plantares podem ser muito dolorosas geralmente os primeiros sintomas são de dor ou sensibilidade ao pressionar o pé ao andar ou correr.


Na segunda etapa começam a surgir sinais na “sola do pé” como:


  • Pele dura ou amarelada

  • Pequeno edema (inchaço) podem ser duros ou áspero.

  • Pontos negros, causados pelos capilares sanguíneos.






O desenvolvimento de uma verruga plantar se não tratadas a tempo podem provocar alterações articulares e musculares, comprometendo assim a postura e o jeito de caminhar.


Verrugas são contagiosas.


O vírus HPV não é facilmente transmitido, precisa existir um ambiente favorável quente e úmido e uma porta aberta para entrada do vírus como uma fissura ou uma lesão na pele.


Muito depende do sistema imunológico, nem todo indivíduo que tenha contato com o vírus vai desenvolver uma verruga ou uma verruga plantar.


Diagnostico da verruga plantar.


O diagnóstico da verruga plantar pode ser feito pelo médico ou podólogo através do exame físico. O exame consiste em avaliação cutânea da lesão ou pequenos pontos escuros e tecidos granulados.


Prevenção da verruga plantar.


As verrugas plantares entram na pele através de lesões na pele, e alguns cuidados podem ser feitos para evitá-las como, a utilização de lugares públicos, o uso de objetos pessoais e principalmente fortalecer o sistema imunológico.


Nunca tente remover uma verruga em casa.


Tratamentos de verrugas plantares realizados por podólogos.


Cauterização química: Aplicação de ácidos

Crio cauterização: Congelamento

Eletro cauterização: Eletro cauterizador

Laser: terapia fotodinâmica por laser de baixa frequência.


Atuação do podólogo no tratamento da verruga plantar.


O podólogo habilitado se faz necessário aos procedimentos de cauterização de verrugas. No entanto, é indispensável que o profissional não tenha dúvidas quanto ao diagnóstico e tratamento a ser realizado. A atuação do podólogo mesmo sendo não invasivo sua qualificação o habilita a reconhecer as afecções internas, inclusive como objetivo de encaminhar o paciente a um médico especialista.


Durante o tratamento algumas recomendações dadas pelo podólogo são fundamentais:


  • Desinfecção dos calçados

  • Hidratação nos pés regularmente com cremes específicos durante o tratamento que favorecerá também a recuperação da pele após o tratamento.

  • Qualquer alteração nos pés o podólogo deve ser avisado, para que entra com os cuidados necessários para que seu tratamento tenha sucesso.

https://evolucaodospes.com.br/


Clica no botão abaixo se você apresenta algum sinal ou sintoma de verruga plantar pra marcar um horário ou tirar suas dúvidas com um profissional qualificado.


Afinal verruga plantar tem solução!





#verruga #verrugaplantar #dornope

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo