
Sílvia Ferreira
Como tratar micose de unha, sintomas e tratamentos?
Atualizado: 20 de out. de 2021
Primeiro vamos entender o que é. Micose de unha (onicomicose) é uma infecção fúngica geralmente causada por fungos dermatófito, que se alimentam da queratina e proteínas que compõe a maior parte da unha.
Os fungos se instalam embaixo da unha ou nos espaços interdigitais (entre os dedos) quando encontram um lugar adequado ao seu crescimento como calor e umidade.

Características
As principais características são unhas descoladas, grossas, amareladas, ou escuras e em estágio avançada começa apresentar deformidades ungueais (nas unhas) elas começam a se afunilar podendo desenvolver uma unha encravada.
Causas
Unhas que sofreram algum trauma com acúmulo de sangue embaixo das unhas.
retirada excessiva das cutículas.
materiais contaminados.
imunidade baixa.
e praticantes de esportes com impacto nos dedos, como futebol.
Prevenção
Para evitar a micose de unha são necessários tomar alguns cuidados diariamente. No banho lavar as unhas com escova e não bucha, trocar de meias todos os dias e de preferência para as de algodão que absorve a umidade dos pés, por os calçados para secar por duas horas ao sol, ou usar um higienizador de calçados em spray que são encontrados em mercados e farmácias, não compartilhar materiais como lixas, alicates, palitos, toalhas e esmaltes, também é muito importante não andar descalços em lugares públicos.

Tratamentos
O tratamento de micose de unha geralmente leva de 6 meses até um ano dependendo do crescimento da unha se é lento ou não.
Em casos de acometimento de até 30% da unha o tratamento pode ser de uso local como soluções, esmaltes antifúngico e óleos essenciais ozonizados, a partir dessa porcentagem será necessário uso por via oral. Lembrando que se deve fazer exames laboratoriais micológico direto e cultura e se possível um antifungigrama e um médico devera ser consultado para a prescrição dos medicamentos.
Atuação do podólogo no tratamento
O podólogo é extremamente necessário para que o resultado do tratamento seja satisfatório e finalizado com sucesso. É ele quem vai dar todas as orientações de higienização em casa, fazer a profilaxia (prevenção) desbaste e limpeza profunda das unhas acometidas pelo fungo que deverá ser feita rigorosamente pelo podólogo a cada 30 dias, esse procedimento e muito importante para facilitar a ação do medicamento e garantir o crescimento correto da unha.
O podólogo também pode fazer tratamento complementares muito usado na podologia e que vem trazendo excelentes resultados como os óleos ozonizados e a laserterapia que acelera o resultado do tratamento e auxilia no crescimento das unhas.
Clica no botão aqui embaixo e fale com um profissional qualificado por whatsapp.
Micose de unha tem cura! Entre em contato para tirar suas dúvidas ou agendar uma avaliação.